09.10.2014

RESENHA: Água para elefantes (Livro + Filme )

GUA_PARA_ELEFANTES_1360957006BÁgua Para Elefantes
Autor: Sara Gruen
País: CANADÁ
Editora: Arqueiro
Mais informações: Skoob
Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

água para elefantes

Resenha: Sabe quando você julga um livro pela capa? Então, julguei o livro por causa da capa com o Robert Pattinson (que é por causa do filme) e enrolei muito pra começar a ler.
Depois disso quebrei a cara por que a leitura foi tão gostosa que engoli o livro em apenas 7 dias ( visto que leio quando estou no trem indo/voltando do trabalho).
Amo circos. Amo narrativas em décadas passadas. Amo paixões impossíveis. Esse é o resultado de um amor absurdo que tomei por uma narrativa.

A idade é um ladrão terrível. Quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe trás dores, lhe confunde a cabeça….
Aí vem o medo de ver o filme e ficar brava com o que o diretor cortou e/ou priorizou, sabe como é… Amei o filme. Sério! Cada cena me tocou como quando eu lia o livro.
E confesso que deixei de julgar tanto o Pattinson como ator. :p
Não contarei muito mais sobre a história por que daria spoiler mas cada olhar que ele dava para Rosie me fez lembrar o amor que sempre manti por animais.
Ah… E a fotografia ♥
É tão envolvente que os personagens continuam vivos mesmo depois de ter terminado a leitura.

Percebi claramente que o circo é uma ilusão… Para quem vê é sonho e a fantasia,  tinha a impressão que para quem vive o circo, este é apenas mais um emprego, como todos os outros… E os circenses na verdade, vendem uma imagem que encanta, mas não vivem deste encantamento. É tudo uma ilusão… É o que as pessoas querem de nós.

Com certeza é um livro que tirei da estante de trocas e coloquei na de favoritos.

Espero que gostem da leitura e do filme, assim como eu.

E aí, gostaram? Comente :3

  • silvana em 09.10.2014

    Assisti esse filme e amei,sou apaixonada por Robert Pattinson.

    Responder

Translate »