09.12.2015

Resenha: Banksy – Por trás das paredes + Exit through the gift shop

 

Essa será uma grande postagem contendo resenha do livro e do documentário. Se não tiver interesse em lê-los, lá no final do post tem os dados do sorteio! Boa sorte!

BANKSY - Por trás das paredes (Editora Nossa Cultura) Banksy – Por trás das paredes

Autor: Will Ellsworth-Jones

Editora: Nossa Cultura

Mais informações: Skoob (Nota 3.6)

SinopsePara alguém que evita os holofotes a ponto de ocultar seu nome verdadeiro, nunca mostrar o rosto e nunca dar entrevistas a não ser por email, Banksy é notavelmente famoso.

Em sua cidade natal, Bristol, uma exposição de seus trabalhos teve filas diárias de três horas para entrar, durante três meses. Sua arte de rua em Londres motiva atualmente a publicação de livretos-guias e a organização de excursões. Suas obras são vendidas em leilões por centenas de milhares de libras. Seu enigmático documentário Exit Through the Gift Shop [Saída pela Loja de Presentes] foi indicado ao Oscar. Ultimamente, a súbita aparição de um novo Banksy na parede de algum prédio torna-se um evento comentado nos noticiários da televisão britânica.
Mas quem é essa figura? Como se tornou o que é hoje? O que estimula esse artista? Até onde podemos conhecer e compreender alguém que se esforça tanto para se manter à distância? Aqui, neste primeiro relato completo da carreira de Banksy, Will Ellsworth-Jones reúne as diversas peças e mostra como, no espaço de apenas uma década, alguém cujo trabalho era considerado por muitos como mero vandalismo tornou-se uma espécie de tesouro da Grã-Bretanha.

Resenha: 

Comecei a ler o livro e parei no segundo capítulo para assistir ao documentário e me inteirar melhor sobre o documentário que é tão citado no decorrer da narrativa de Ellsworth-Jones.

O escritor conversou não só com conhecidos mas com adversários de Banksy. Descobriu certa lealdade bizarra das pessoas que uma vez já tiveram em contato com o grafiteiro -conta sobre quem permaneceu ao lado do artista mesmo com sua necessidade de ser o centro das atenções. 

Discute as contradições do campeão da arte fora-da-lei e da luta contra as autoridades, em seu crescente interesse em controlar sua imagem e suas obras.

Chega a ser entediante algumas partes em que ele fica falando de valores sobre as pinturas, como tornaram-se caras… zzZz

É uma biografia do egocentro Banksy: não-oficial e totalmente não-autorizada dessa personalidade genuinamente enigmática, que tanto o público quanto a crítica não fazem ideia de quem seja.

Banksy Flying balloons girl art
Banksy “Flying balloons girl art”

DocumentárioExit through the gift shop

Exit throught the gift shop (Saída pela loja de presentes) 2010

Direção: Banksy

Mais informações: Filmow (Nota 4.3)

Sinopse: Colocado como “o primeiro desastre de filme sobre street art”, “Exit Through the Gift Shop” contem filmagens exclusivas de Banksy, Shepard Fairey, Invader e muitos dos mais infames artistas de graffiti do mundo em trabalho. É um filme que conta a história de Thierry Guetta, um imigrante francês em Los Angeles, e sua obsessão pela arte de rua (street art). É apresentado como um documentário, mas alguns críticos e comentadores têm questionado sua veracidade. O filme mostra a constante documentação de cada momento do próprio Guetta, à sua chance de contato com sua sobrinha, a artista Invader, e sua documentação de um hospedeiro de artistas de rua com foco em Shepard Dairey, e também Banksy, embora o rosto deste nunca é mostrado e sua voz é distorcida para preservar sua anonimidade.

Completo com legendas em espanhol. 

Resenha: De começo achei que era uma produção feita pelo Thierry Guetta mas logo percebi que ele era apenas um ‘personagem’ do documentário de Banksy. Não conto mais nada por que aí perderá a graça de ver o documentário!

Assistam!

Resenha Banksy e sorteio do livro

Sorteio do Livro Banksy – Por trás das paredes

Sorteio Banksy por trás das paredes

a Rafflecopter giveaway

A receita do sorteio é simples: seguir em algumas redes sociais e dar amor ao blog!

O sorteio termina dia 08 de Janeiro, á meia noite!

Boa sorte a todos os participantes!

Translate »