30.03.2016

Resenha: Percy Jackson e o Ladrão de Raios #1

O_LADRAO_DE_RAIOS_1364235342B

Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Mais informações: Skoob (4,4)
Sinopse:  Os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. 
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.Saga Percy Jackson e os Olimpianos #1 Percy Jackson e o Ladrão de Raio | A Bela, não a FeraO livro foi lançado em 2008 e aí começou a mais nova sensação de uma série de livros depois de Harry Potter. Confesso que não me interessei muito, tanto que só comecei a ler oito anos depois. Comprei a box no final de 2014 e mesmo assim dei uma enrolada para começar a leitura, assim como ainda não vi nenhum dos filmes lançados.

A leitura é bem fácil, recomendada para crianças de onze anos em diante. Quando comecei a ler, até me esqueci do detalhe de ser uma saga infanto-juvenil, engoli o livro em apenas um dia e meio.

Não vou detalhar muito por que muitos já leram e os que vão ler, não querem spoilers.

Perseu Jackson tinha sua vida calma, aos doze anos: já tinha sido expulso de 6 escolas por causa do seu jeito, diagnosticaram-no com dislexia. Vivia com sua mãe, que era casada com um cara muito fedorento e oportunista. Aliás, sua mãe amava fazer comidas impossíveis na cor azul.

Em uma excursão da escola, Percy batalha contra uma Benevolente, uma serva de Hades, Deus do mundo inferior o que acarreta a mudança em sua vida: uma porrada de informações sobre Deuses do Olimpo, um tal de Acampamento Meio Sangue e Monstros.

No Acampamento Meio Sangue ele descobre um pouco mais sobre o tratado de Zeus, Poseidon e Hades sobre não ter filhos com humanos.

Conhece Anabeth, filha de Atena – a Deusa da Sabedoria e da Guerra; Luke, filho de Hermes, Deus da Fertilidade e Groover, um Sátiro, meio humano, meio bode que tem um sonho: tornar-se um rastreador como seu pai. Saga Percy Jackson e os Olimpianos #1 Percy Jackson e o Ladrão de Raio | A Bela, não a FeraAssim que descobre quem é seu pai, o Deus Poseidonsenhor dos terremotos, portador das tempestades, pai dos cavalos– Percy recebe uma missão: devolver o raio mestre de Zeus que foi roubado por alguém ( e que suspeitam que tenha sido ele). Se o raio não voltar para a mão do Deus em dez dias – onde ocorrerá solstício de verão – pode começar uma guerra.

Quando está se preparando para a missão, ele visita o Oráculo que diz umas frases sobre a profecia dessa missão:

“Você deve ir para o oeste e enfrentar o deus que se tornou desleal
Você deve encontrar o que foi roubado e devolver em segurança
Você será traído por aquele que o chama de amigo
e no fim não conseguirá salvar aquilo que mais importa.”

A narrativa é uma sequencia de ação com vários monstros e traquinagens de Deuses tentando atrapalhar a missão enquanto você tenta descobrir a cada página quem diabos vai trair a confiança de Percy.

A comparação da composição dos personagens de Percy Jackson e os Olimpianos com Harry Potter é inevitável: Groover é ruivo e Anabeth, uma garota, na missão. Fora as semelhanças das Casas em que cada Meio Sangue vive, de acordo com seus pais.

Óbvio que o que faz com que a história te prenda é a explicação sobre os Deuses, o que pode ajudar – e muito as crianças a conhecer um pouco mais sobre a Mitologia Grega ( que é estudada na 7º série, 8º ano do ensino fundamental).

Outra informação bem legal, a explicação dada que em todos os lugares que os Deuses Gregos reinaram, nos últimos três mil anos, existem homenagens em meio as arquitetura de países como a Alemanhã, França e Espanha. Dá pra vê-las em pinturas, estátuas, predios importantes, como por exemplo, o prédio do Rockefeller Center, em Washington – USA, que foi um presente para Zeus.

E a última informação legal: o professor Quíron fala sobre o livro Ilíada, de Homero, que tem é considerada a Bíblia da Antiga Grécia.

Nas próximas semanas, continuarei com a resenha da Série Percy Jackson, todas as quartas, ás 18hs.

  • Bárbara Almeida em 30.03.2016

    Já li o livro, e eu adoooro. Pena que o filme não foi tão bem aceito :/

    Beijos, Love is Colorful

    Responder

  • Lilian Moraes em 30.03.2016

    Nossa, está aí uma coleção que sempre está na minha lista para comprar/ler e sempre acabo dando prioridade a outros hahaha nem sei porque. Eu li o primeiro livro que emprestei da biblioteca e gostei, não fiquei apaixonada, mas gostaria de ler as sequências.
    Assisti aos filmes, do pessoal que leu os livros e assistiu aos filmes dizem que os livros são bemmm melhores (normalmente né) hahahaa.
    Ansiosa pelas próximas resenhas!

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Demorei um pouco pra começar a ler também.
    Os filmes … Cagaram em algo que poderia ser maravilhoso. Apenas o que tenho á declarar.

    Responder

  • Carol Mendes em 30.03.2016

    É uma das minhas sagas favoritas! Uma das coisas legais pra mim nele é que dá pra aprender sobre mitologia grega de uma forma divertida. Eu nunca tive contato com nenhuma mitologia, depois dos livros do Rick, gosto de me aprofundar mais no assunto. E a leitura é rápida, cheia de aventuras!

    Virando Amor

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Eu mal tive contato com mitologia na época da escola e esse livro foi um respaldo do tempo perdido!

    Responder

  • Leidiana Pereira em 30.03.2016

    Eu tenho muita vontade de ler o livro, porque o filme eu não gostei muito.
    Sua resenha é ótima, completa e bem escrita, parabéns!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Obrigada. :3

    Responder

  • Livia em 30.03.2016

    eu que adoro mitologia, acho td a ideia dessa serie com os deuses gregos super legal! vi alguns filmes e gostei mt e sempre tive curiosidade em ler os livros

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Mitologia Grega é o ápice de ‘meeldeeelz’!

    Responder

  • Juliana em 30.03.2016

    Isa! Sabe que eu nunca li nem assisti aos filmes? Até leria, mas não furo a minha lista de livros por ele, sabe? Aí ele sempre está pro final. Bom, eu ainda não li nenhum HP!! Mas a vez dele na fila está chegando! ahuahauhau
    Quero ler, acho que como você leria bem rapidinho!

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Você segue um sequencia de leitura? Nossa, eu não conseguiria fazer isso por nada. HSIUAHUSIHAUIHSUIHAUISH

    Responder

  • Line Bernardo em 30.03.2016

    Adorei a resenha! Não li o livro mas assisti o filme e gostei bastante. Apesar de ter visto o filme adoraria ler o livro.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    Responder

  • Bianca em 30.03.2016

    Não gosto muito de livros de fantasia (sou uma das poucas pessoas que não gosta de Harry Potter), meus alunos adoravam essa série e eu nem sabia direito sobre o que ela falava, gostei de saber mais a respeito.
    Beijos

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    uau, alguém que não gosta de Percy Jackson e Harry Potter 😮

    Responder

  • Carol em 30.03.2016

    Eu gosto muito do filme, mas nunca li o livro!! Preciso ler hehehehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    Responder

  • Blog da Ju em 30.03.2016

    Que bacana a resenha! Ainda não li nenhum livro da saga, mas fiquei curiosa agora =)
    ❤ Blog da Ju
    ❤ Instagram
    Beijos! =)

    Responder

  • Mari em 30.03.2016

    Ainda bem que você não assistiu os filmes, eu assisti o primeiro e quase não li os livros por causa disso, hahahaha. E eu gostei bastante. Muita gente reclama, fala que o Riordan usa receita de bolo para os livros dele, mas são gostosos de ler.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Acabei assistindo os filmes e meldelz, cagaram.

    Responder

  • Anete em 30.03.2016

    Nunca li nenhum dos livros nem vi filmes, mas acho a história interessante, já li fanfictions.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    Responder

  • Kemmy em 30.03.2016

    Oi, Isabela!
    Eu também comprei o box em 2014, mas não foi no fim… paguei R$110 e uns 2 dias depois encontrei no Submarino por R$50 :'( vida que segue
    Até hoje não li, não por falta de interesse, mas porque quando pego uma série para ler, gosto de ler um atrás do outro pra não me perder e ultimamente não tenho tempo pra isso, então foco nos livros únicos e mais curtos.
    O fato de dar uma boa introdução à mitologia grega com certeza foi um ponto positivo para eu ir atrás desses livros (não lembro de ter estudado sobre isso. Também… faz tanto tempo kkkk)
    Ah, essa primeira foto está simplesmente maravilhosa!

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Nossa, comprei bem nessa promoção dos 50 reais mesmo!
    Você deveria dar uma oportunidade ao Percy e aos Deuses Gregos, Kemmy!
    Obrigada pelo carinho <3

    Responder

  • Natália em 30.03.2016

    Ah, que maravilha! *-*
    Amo essa série. Já li todos, inclusive a série de continuação.
    Até me deu uma nostalgia lendo essa resenha.

    Obrigada pela visita. Amei o blog!
    Você tá a cara da Vandinha Adams na foto do G+.

    Beijos!

    Chiquereza

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 8th, 2016

    Heróis do olimpo? Quero ler :3
    E era fantasia de Vandinha mesmo :p Obrigada!

    Responder

  • Mila em 30.03.2016

    Bela, quando o livro é bom, esquecemos qual é o publico alvo dele!
    Eu li essa série e tenho que ler a outra q também conta com Percy!
    Ah, vc já leu o Desafio de ferro? Querendo alguém para conversar sobre..
    Bjs

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 3rd, 2016

    Não conheço o Desafio de Ferro, amiga D:

    Responder

  • Carol Garcia em 30.03.2016

    Mentira que você tá lendo? Meu namorado é mega fã da saga. Eu mesma dei os dois ultimos livros de presente e achei que iria adorar… Mas vi os dois primeiros filmes (se não me engano) e não rolou ”/

    Deu sono demais, achei infantil, bobinho. Sei que posso estar mega errada. E como leitora que sou aceito quem goste (como ele e você) e gosto de ver as opiniões. Quem sabe depois que terminar minha lista de livros desse ano (estou no segundo Jogos Vorazes) eu não dê uma chance.

    Quero começar de verdade a serie dos livros Eu sou o numero 4… já ouviu falar?? Já leu?

    http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com.br/

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 8th, 2016

    Depois de 3 anos enrolando pra ler… Acho que engoli os livros… glup :p
    Olha só, também nunca li jogos vorazes!
    Eu sou o número quatro eu vi o filme, só!

    Responder

  • dnisin em 30.03.2016

    Oi Isabela,

    Eu comprei o box dessa série por gostar muito de mitologia, mas já tenho o box a 3 anos e nunca li o primeiro. Tenho a impressão ruim deles por causa dos filme, sei que é nada a ver, mas sempre que penso em ler acho que vai ser ruim. Preciso dar uma chance pelo menos para o primeiro e em breve.

    Bjs, @dnisin
    http://www.sejacult.com.br

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 8th, 2016

    Então, meio que aconteceu a mesma coisa comigo! Eu fiquei com o box guardado por 3 anos D:

    Responder

  • Juliana em 30.03.2016

    Eu sempre escuto falar tão bem dessa série, que tenho muita vontade de ler!
    Desde que Harry Potter acabou, nunca mais li nenhuma série longa e sobre um universo mais mágico assim. Sinto muita falta disso 🙁
    E acho que eu iria gostar bastante de aprender mais sobre Mitologia Grega, porque pelo pouco que eu sei, já acho muito interessante!

    Beijos!

    Responder

  • Isabela Carapinheiro abril 10th, 2016

    Comecei a sentir falta também, Ju. Por isso me entreguei ao Percy <3

    Responder

Translate »