10.07.2016

Copinho Coletor Menstrual? Como funciona?

Copinho Coletor Menstrual |A Bela, não a Fera

A primeira vez que ouvi falar em coletores menstruais achei um tanto estranho principalmente porque não conseguia imaginar como era, como funcionava. Tudo que não conhecemos sempre soa bizarro pra nós.

Após um dia de pesquisa e de conversar com minha amiga, achei que seria o que eu realmente precisava pra vida. Por quê? Além da parte que ajuda a economizar muuuita grana com absorventes e sem o incomodo de usar esse troço (donas de coxas grossas entendem:) ), é ecológico, não fica aquele cheirão forte (que só nós que estamos no período sentimos 🙁 ).

As pessoas mais próximas de mim sentiram nojo e começaram a argumentar (?) contra isso.
O coletor menstrual é um copinho que inserido na vagina recolhe o fluxo menstrual, ele é feito de silicone medicinal e por isso ele é bem flexível. O sangue coletado pode ser jogado no sistema de esgoto.

Ele tem um sistema que envolve vácuo e os músculos vaginais que mantém o coletor firme no lugar. O coletor é MUITO fácil de colocar ( acredito que algumas meninas podem se sentir um pouco desconfortáveis no começo, pela tensão de não saber colocar).

Quando se entende como se coloca realmente, não incomoda em nada. Melhor ainda: não vaza, não incomoda quando se usa o banheiro, você se sente sempre sequinha, não tem perigo de vazar, dá para andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol !!!!.

Após o uso, basta lavar com água e sabão neutro (ou sabonetes íntimos) e usar novamente. O coletor tem cerca de 15ml e as chances de você encher o recipiente após usar o dia inteiro são mínimas, vai depender do seu fluxo. Aliás, o uso máximo é de 8 hrs.

O que eu acho importante do coletor é o conhecimento que se passa a ter de si mesma e do seu corpo, não ter nojo de si mesma, conhecer melhor as manifestações do corpo, como a menstruação, que ainda é um tabu para a maioria das mulheres.Love your body <3Os coletores menstruais tem o cuidado com o meio ambiente, já que não gera lixo e até onde eu conheço não é usado nada que venha de animal, além de durar 10 anos (lembra da parte de economizar com os absorventes?) E vale lembrar que eles existem desde 1932.

Não vou recomendar uma marca, porque no Brasil ainda é muito desconhecido mas no mercado livre você encontra alguns modelos e nas farmácias você encontra o modelo descartável -que eu acho inútil D:

Você tem que se atentar ao modelo antes de escolher porque existem um para quem já teve bebê e outro para quem não teve. E bem, não é recomendado para quem é virgem, já que é introduzido lá.

Também é legal conversar sobre com sua/seu ginecologista. No meu caso, ele nem sabia da existência disso e que foi um grande whatafuck pra mim.

Se mesmo assim continuar aquela dúvida sobre usar ou não… Pesquise, pesquise e pesquise sempre!

  • FERNANDA LUCENA em 10.07.2016

    Oiiiiiii
    Fiz uma resenha sobre o assunto lá no meu cantinho
    Eu AINDA n tenho, mas comprarei em breve!
    Tô louca pra usar, tb tenho as coxas grossas e td mês é um tormento
    heheheheehehehe

    Bjooos

    Responder

  • Isabela Carapinheiro agosto 17th, 2016

    É uma mão na roda <3

    Responder

  • Paula Reggiori em 10.07.2016

    Estou pensando em comprar um, mas estou muito pobre no momento!
    Espero que eu me adapte bem! 😀

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    Responder

  • Beatriz Nathaly em 10.07.2016

    Olá! Quando eu ouvi falar sobre esses coletores na primeira vez até achei interessante, mas depois de ver uns casos que não deram muito certo a ponto de ir parar em hospitais, desisti da ideia rs

    Beijinhos,

    Beatriz – Blog Escrevendo Mundos

    Responder

  • Carol Garcia em 10.07.2016

    Oi Bella

    Já tinha escutado falar, a filha de um senhor que trabalha comigo vende, mas o que achei de informação foi bem pouco, ou o básico do básico, sem uma opiniao sobre quem realmente usou e tal.

    Logico que ‘cada corpo é um corpo’, mas acho que vale o teste sim. E se a mulher se sentir confortavel, que mal há nisso certo?

    Beijao

    Responder

  • Vanessa em 10.07.2016

    Dica maravilhosa! Eu ganhei um e confesso que até agora não usei com medo de lidar com essa coisa kkkk mas pelo que vc descreveu parece bem fácil… vou criar coragem e testar!

    ツ Bjinhos,
    ❥ Blog Amiga Delicada ❥ FanPage ❥ Twitter

    Responder

  • Mila em 10.07.2016

    Achei legal mas não sei se é muito funcional para quem trabalha fora e passa o dia na rua, pois banheiro publico nem sempre é como o de casa.
    Mas achei bem ecológico e a economia será enorme!
    Bjs

    Responder

  • Bárbara Hernandes em 10.07.2016

    Eu uso coletor há pouco mais de um ano e foi a melhor coisa que fiz por mim, sem dúvida! É prático, me sinto mais limpa, não fico com medo de vazar nem me machuca quando tô na bicicleta, que é a pior coisa pra mim. Com o coletor eu posso pedalar quilômetros sem problema, fazer qualquer coisa. Viva o coletor!

    Responder

  • Aline Almeida em 10.07.2016

    Oi, Bela!
    Adorei o post e penso que a maioria deveria perder o receio e usar, parece ser bem mais prático e ecológico, além de econômico. Não sei se vou conseguir usar (sou cadeirante e não sei se daria muito certo kkkk) mas prometo tentar!
    Beijos! 😀
    Borboletas de Papel | Fanpage

    Responder

  • Deise em 10.07.2016

    Haim que bacana, isso…Vi algumas garotas falando disso em recebidos…
    Acho muito bacana pela questão do ambiente…
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    Responder

Translate »