06.08.2016

6 de Agosto – Dia do Chefe Escoteiro / Escotista

06 de agosto, dia do chefe escoteiro | A Bela, não a FeraEstando tão distante do Grupo Escoteiro que me acolheu, dá aquele aperto no coração de não estar participando das atividades, ajudando a criar jogos e e e simplesmente sendo eu mas eu sei que Deus tem o que é certo pra mim e logo menos estarei ajudando em um Grupo Escoteiro aqui na Finlândia 🙂

Porque o Dia do Chefe Escoteiro / Escotista é comemorado no dia 06 de Agosto? 

06 de agosto, dia do chefe escoteiro| baden Powell Chefe Escoteiro Mundial | A Bela, não a Fera8º Lei Escoteira: O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades ♥

No dia 6 de agosto de 1920, ao final do I Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo.

Ele aceitou um título que nenhum Rei ou Governo podia conferir, e de todas as honras que lhe eram destinadas, este era para ele o mais apreciado.

Na ocasião, disse: “Que esta seja a vontade de vocês. Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.

A Região Interamericana, muitos anos depois, em uma reunião de Escoteiros-Chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou em promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o Fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.

As pessoas me conhecem e me definem primeiramente com a palavra Escotismo e depois vem professora, tatuada e coisas do tipo. 06 de agosto, dia do chefe escoteiro | A Bela, não a FeraTô nesse mundo só de passagem e farei minha parte para torná-lo melhor para todos que aqui habitam. Não vejo outra forma de concretizar a não ser educando as crianças e jovens a preservar a natureza, a conhecer a si mesmos e conviver harmoniosamente com essa bagunça que nós, seres humanos, estamos destruindo.

Muitas vezes fui e sou questionada do porque tenho tanta paixão com o Movimento Escoteiro sendo que nunca tive irmãos, parentes ou filhos que fizessem/fazem parte, do porque desperdiçar meus finais de semanas fazendo trabalho gratuitamente para os filhos dos outros. 06 de agosto, dia do chefe escoteiro | A Bela, não a FeraMinha resposta será sempre a mesma. Entrei no Movimento Escoteiro na minha adolescência, quando mais precisava e me sentia sozinha. Lá encontrei uma família e fiz irmãos pra toda a vida. Continuo fazendo muitos amigos e cara, não tem como explicar a sensação de receber um sorriso ou um abraço de um dos jovens depois de uma atividade que tomou sua semana ou mês pra ser programada.

06 de agosto, dia do chefe escoteiro | A Bela, não a FeraAcampamento de final de semana, no frio, segurando a asma… Tudo isso pra que? Pra receber aquele sorriso no final. Ah… isso é válido mais do que qualquer quantidade de dinheiro. 06 de agosto, dia do chefe escoteiro | A Bela, não a Fera

 

 

Para definir:

O Chefe Escoteiro é aquele ser humano estranho que se veste todos os finais de semana um uniforme pardo ou azul, que muitas vezes come comidas mal feitas e estranhas feitas pelos jovens só para estimulá-los a cozinhar e se virar.

O Chefe Escoteiro é aquele ser humano que se oferece para trabalhar de graça nos seus horários de folga. E que, voluntariamente, cuida, ampara, protege, educa e se dedica por filhos dos outros.

O Chefe Escoteiro é aquele ser humano que muitas vezes deixa esposa, namorado em casa ou simplesmente faz com que os parceiros comecem a participar das atividades.

O Chefe Escoteiro é aquele ser humano que muitas vezes é pai, mãe, irmão e melhor amiga dos jovens, sendo eles seus filhos ou não.

O Chefe Escoteiro é aquele ser humano que se a barraca dos jovens furar ou encher de algum inseto, sede seu conforto para que sempre o bem dos jovens venha em primeiro lugar. Assim como empresta talher e acaba comendo por último, ou nem comendo, que se suja inteiro só pra mostrar ‘como se faz’, que não dorme direito por causa da Alvorado e que mesmo assim sorri e fica feliz ao ver a alegria de sua tropa.

O Chefe Escoteiro é aquele ser humano, meio alienígena que ama o que faz e acredita firmemente que está ajudando a sociedade. 06 de agosto, dia do chefe escoteiro | A Bela, não a Fera

Todos mortais que tem a petulância de dizer que são as pessoas mais felizes do mundo. Elas não tem metade da felicidade que um Chefe Escoteiro tem ♥ HOLI Escoteiro 2016 - GeAr 132 Marechal Eduardo Gomes | Foto: Isabela Carapinheiro

E essa sou eu, Parafraseando B.P. para agradecer aos Chefes Escoteiros que passaram, estão e passarão pela minha vida – em especial o Chefe Vlamir Pereira que é quem me espelho. E saudar todos meus irmãos de lenço.

Um vez Escoteiro,

Sempre Escoteiro.

Um por todos,

Todos por um. 

BEDA 2016

 

  • hellz em 06.08.2016

    Parabéns pelo seu dia, Bella! Imagino que deve ser recompensante fazer esse tipo de trabalho e ter tanto carinho de volta 😀

    espero que as coisas se encaixem nesse sentido aí pela Finlândia!

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    Responder

  • Vlamir em 06.08.2016

    Bela! Um Grupo na Finlândia. Que legalllll
    Temos saudades de você. Mas ficamos felizes em ver que você está feliz por aí.
    Quem sabe a troca de SJC não acampa junto com a tropa da Finlândia?

    Obrigado pela homenagem.

    Responder

  • Isabela Carapinheiro setembro 23rd, 2016

    Farei homenagens á você sempre, pois me ajudou a conhecer o mundo de uma forma mais doce e calma 😀

    Responder

  • Miguel em 06.08.2016

    Muito obrigado querida 😀 E que saudades eu tinha eheh 🙂

    Um post super informativo e super completo tal como eu gosto 😀

    NEW COOKING POST | Lemon Cake.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder

  • Gabriela Lira em 06.08.2016

    Isso é tão maravilhoso *-*, é um tipo de atividade que eu admiro muito.Tem que ter uma paciência danada com crianças e jovens, além do mais, nessa fase elas estão formando o caráter e nada melhor do que ter alguém para ensinar a preservação ambiental e o espírito de união.

    Eu nunca saí pra acampar, nem nada disso, mas morro de vontade, parece ser bem divertido xD

    Beijos

    Poesia em Transe

    Responder

  • Isabela Carapinheiro agosto 17th, 2016

    Exatamente: cuidar de jovens que precisam de uma base para formar o caráter! Nos dias de hoje a coisa tá bem feia então fazemos nossa parte <3
    Meu, você tem que ir acampar um dia! É tão revigorante xD

    Responder

Translate »