06.09.2016

Primeira aula de Finlandês – Suomi Luokka

Arquivo pessoal | A Bela, não a Fera

Ontem finalmente foi meu primeiro dia de aula de finlandês! Mal dormi a noite com medo de perder a hora #soudessas.

Enquanto não me torno oficialmente a Sra Välimaa, não tenho acesso ao curso que o Governo te encaixa para aprender o idioma.

Nessas buscas incansáveis por sites para ajudar, como o post sobre jogos para aprender finlandês, encontrei um tipo de curso gratuito somente para mulheres imigrantes.  O mesmo lugar oferece todos os níveis do idioma entre 79-200 euros.

Como não precisava de inscrição, era só ir até o lugar, aguardei ansiosamente a data. Suomi Classes | Arquivo pessoal | A Bela, não a Fera

O Antti me levou até lá e me deixou na porta, tipo pai que empurra o filho no primeiro dia de aula 😒 . Sim, nesses 107 dias em que nos conhecemos e que vim morar com ele, essa é minha segunda tentativa de contato com o mundo sem a ajuda dele – a primeira foi no mês passado, tive que ir de Tampere até Helsinki sozinha para pegar uns documentos no Consulado do Brasil.

Sabe aquela ansiedade que você treina mentalmente como vai perguntar alguma coisa ou como vai se apresentar e no final tudo acontece de outra forma? Não poderia ter sido diferente.

Entrei no lugar e tudo parecia uma zona: tinha um canto com brinquedos pra crianças E CRIANÇAS, duas divisórias com portas fechadas e três sofás com umas dez mulheres sírias. Dei dois passos pra dentro, procurei alguém pra pedir informação e como não encontrei, sentei no sofá.

Uma das portas abriu e de lá saíram mais umas várias mulheres sírias (aula avançada, somente para mulheres) e uma moça de cabelos loiros cacheados. Fui rapidinho perguntar sobre a sala de ‘easy going’ e ela apontou pra que eu entrasse na sala, assim, simples.

Suomi Classes | Arquivo pessoal | A Bela, não a FeraVocê pode ver o cérebro da ser humana pifando quando ela escreve em inglês e em português, ao mesmo tempo. 🙂

Pode parecer só enrolação ter aula das 10:30 ás 12h 🕐 e aprender ‘só isso” que tenho de anotação mas acredite, eu ainda continuo achando que não aprendi nada.

Meu medo era que fosse aula com gramática atrás de gramática – acredite, tentei aprender finlandês assim alguns anos atrás e não rolou E eu estudei sobre esse método que todos sabemos que não funciona tão bem. Foi quando a professora começou a falar em finlandês, apontando e fazendo mimicas: AGRADECEMOS O MÉTODO NATURAL DE ENSINO (método como as crianças aprendem, por assimilação), #OBRIGADADENADA.

E a aula correu bem mara, com a repetição das palavras, com a interação de todas(e foi bem legal ver a forma que as mulheres sírias se comportar na sala de aula, com as crianças e bebês! Acho que vou falar um pouco disso mais pra frente), as imagens que ela colava na lousa. É muito mais fácil memorizar estando no país e escutando o idioma toda hora.

Sentei ao lado de uma filipina chamada Rosemaryn e conversamos até depois da aula. Como a professora fez com que todos nos apresentássemos, também conheci duas chinesas e claro, as sírias! Finalmente pessoas para conversar no mundo real!

As aulas serão toda segunda e quarta, no mesmo horário; e vai durar até dia 30 de novembro, aí rola uma pausa e recomeça em 16 de janeiro de 2017 e vai até 19 de abril. Significa que a turma A1 – easy going dura um fucking ano! E os próximos níveis continuam da mesma forma… Depois que sair o curso pelo Governo, acredito que vou ficar em ambos pra tentar aprender mais!Arquivo pessoal | A Bela, não a FeraNão sei se vocês perceberam que o caderno é diferente mas aqui eles SÓ USAM CADERNO QUADRICULADO

Eu tinha levado um bloco de notas e decidi me mimar com um caderninho para as aulas, aí #caguei a coisa toda e comprei caneta gel também. 😅 Só encontrei cadernos quadriculados, então, escolhi a capa mais bonitinha e custou 1,45€.

Tô muito feliz com as aulas porque #AGORAVAI! Me deu até motivação de fazer umas fotinhos bonitinhas pra guardar para futuros posts – e quando a escuridão do inverno chegar.
Arquivo pessoal | A Bela, não a FeraAh sim, motivou também a fazer um almoço supimpa de batata grelhada com bife e uma saladinha. As fotos ficaram tão comíveis que espero que vocês se deliciem também!Arquivo pessoal | A Bela, não a Fera

Ainda não sei se vou contar pra vocês sobre cada aula, se vou fazer vídeo ou as duas coisas.

Aliás, sexta saiu o vídeo que eu respondi algumas perguntas que fizeram sobre a Finlândia! Se tiverem mais perguntas… Mandem, mandem, mandem!

Espero que gostem!😍😘

  • Taty em 06.09.2016

    menina que loucura kkkk
    mas muito legal! Aproveita bastante pq essa experi~encia é pra vida!!!

    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    Responder

  • Priscilla em 06.09.2016

    Bela, sempre que posso venho aqui ler suas aventuras pela frioland. Eu acho que no seu lugar eu agiria da mesma forma: teria receio de por a cara no sol sozinha. Como sou medrosa, acho que não iria nem na esquina sozinha kkkk. Mas que bom que você conseguiu encontrar um curso. Acho que é natural pensar que não se está aprendendo nada até que começa a entender as coisas. Tenho certeza que em breve você estará muito bem no idioma. E você mesma vai se surpreender (quer apostar? valendo esse kit de canetinhas em gel *cof, cof*)! Beijos :*

    Responder

  • Isabela Carapinheiro novembro 9th, 2016

    Olhaaa, querendo meu kit de canetas gel!!! 😮

    Responder

  • Victoria Tate em 06.09.2016

    Isa, menina, nem consigo imaginar como deve ser ter aulas de finlandês!

    Comecei recentemente a fazer alemão e a coisa desanda a cada aula! hahahha

    Boa sorte e muita força de vontade! Estou na torcida! rs

    Beijos,
    Vic

    Responder

  • Maiele Luz em 06.09.2016

    Bela! Parabéns pela sua primeira aula! Amei que você está tendo contato com os 3 idiomas ao mesmo tempo! E só para a sua informação: as fotos ficaram tão, mas tão, mas tããão lindas que fiquei olhando para elas igualzinho cachorro na frente da vitrine de frango assado rsrsrsrs Beijos!

    Responder

  • Joice Novaes em 06.09.2016

    Que bacana, uma sala só com mulheres! Que bom que você arrumou um curso bom pra fazer por aí <3
    Beijinhos!
    Livros, Amor e Mais

    Responder

  • Emanuelly Amorim Suhett em 06.09.2016

    Nunca ví uma postagem tão diferente assim o:
    Confesso que nunca tinha visto nada parecido, sobre essa lingua!
    Amei tudo no seu blog, você é linda, e suas tattos maravilhosas!
    Sucesso!
    Tenho um blog tbm, de estética, se quiser me visitar
    http://www.esteticando-se.com

    Responder

  • hellz em 06.09.2016

    Oi bela!

    fiquei curiosa quando vi o caderno quadriculado e me perguntei aqui se você não tinha comprado errado HAHAHA Mas já que é costume por ai, ok né.

    Acho que aprender uma terceira língua é um desafio. Misturar as duas anteriores é inevitável. Quando tento pensar em espanhol, acabo fazendo isso HAHAHAH. Penso em tentar aulas um dia, mas acho que deve ser tão mais difícil aprender depois de véia D: mas vamo lá! Sorte e sei que você vai se sair melhor que eu!

    beijo
    beinghellz.com

    Responder

  • Isabela Carapinheiro outubro 2nd, 2016

    Tô apanhando pra escrever ‘certo’ nesse caderno. Ô povo diferentão.
    Mas o negócio de escrever em mais de um idioma já tá ficando normal pra mim HSUIAHUISHAUISH

    Responder

  • Nadyne Pedrozo Dias em 06.09.2016

    Ai que lindo! To feliz por ti *—* Esse caderno é tão lindinho e ida para a papelaria é sempre assim huahuahua Acaba comprando umas “coisinhas” a mais hahahaha

    Responder

  • Mila em 06.09.2016

    Aee Bela,
    Boa sorte nas aulas, está um idioma totalmente diferente para você aprender.
    E sobre a comida, fiquei com fome, mas eu comeria os dois pratos. haha
    Bjs

    http://www.achadosdamila.com.br
    Fanpage – Achados da Mila

    Responder

  • Nana em 06.09.2016

    Que legal! Aprender um novo idioma, conhecer novas pessoas… tudo deve ser muito estimulante.
    Sucesso aí e que Deus abençoe essa sua jornada!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    Responder

  • Paloma em 06.09.2016

    Quando vi o titulo pensei: nossa, que escolha interessante de idioma!
    Mas vi que você mora na Finlândia, achei mais interessante ainda! Já favoritei <3

    palomacassiano.blogspot.com

    Responder

  • Suzana Coral dos Santos em 06.09.2016

    Muito legal saber um pouquinho sobre sua vida na Finlândia!

    Responder

  • Jessica em 06.09.2016

    Nossa finlandes! Deve ser muuito dificil eu faço inglês e ainda fico meio confusa

    http://www.descrevendonuvens.com

    Responder

  • Thayse em 06.09.2016

    Que demais essa mudança toda, deve ser muito empolgante. Amei as canetas de gel <3 Que legal que tais aprendendo essa língua tão diferente, deve ser demais – apesar de difícil – quero te visitar!! haha E como tu perguntou – faz tempo, desculpa demora – meu intercâmbio na irlanda é de 8 meses // renovável por até 2 anos. O vídeo ficou super informativo… E sim, saúde é muito caro na Europa e funciona de um jeito muito diferente, né? 150 euros por 15 minutos, CHOREI :~ E achei o aluguel meio carinho, já que é meio "interior" da Finlândia.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    Responder

  • Paula Reggiori em 06.09.2016

    Vixi, um ano o nível a1? Credo AUHUHAHUAHUA Mas pelo que tu comentou no post esse método de ensino
    é realmente mais demorado, depende muito mais do aluno do que do professor, já que ele tenta te ensinar mais organicamente… Boa sorte com os estudos! Estou na luta para aprender holandês e não é fácil, depois de uma certa idade nossa cabeça não colabora mais haha

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    Responder

  • Débora F. Gessner em 06.09.2016

    Finlândia! Nem acredito que você mora por aí… E passando por essas experiências tão diferentes e cheias de ensinamentos e diferença cultural, que riqueza <3
    Aproveite seu curso e tire proveito de tudo – até das colegas sírias, pois a gente sempre tem algo a aprender com todos né?
    Faça outros posts sobre suas aulas sim, acho que vai chamar bastante atenção 🙂
    Beijo,
    http://www.setevidasfelinas.com.br

    Responder

  • Flavi – Memórias de uma Guerreira em 06.09.2016

    Mas é claro que eu ia ter que comentar né? <3
    Engraçado, conheci na net uma menina que achava horrivel a interação com pessoas ai na Finlandia pela "frieza" deles. Achei legal você já ter começado a falar com outras pessoas. Será que isso varia de personalidade?
    Já tentei aprender finlandes por um site… caramba, agora eu esqueci o nome dele, tinha um curso basico e totalmente free. Será que vc já sabe de qual estou falando?
    Na verdade o site ensinava qualquer lingua, e eu tentei aprender Finlandes…. mas só tentei mesmo e desisti porque minha cabeça só consegue focar em poucas coisas de cada vez hahahaa.
    Acho você muito corajosa por ter atravessado o mundo pra encontrar um amor!
    Bom que quando eu juntar dinheiro, eu vou ai te visitar e você vira minha guia turistica hahahaha!
    Daí não dá pra ver a aurora né? É meu sonho… caramba, to muito tagarela hoje kkkk aguardo mais aventuras suas aqui no blog!

    Responder

  • Isabela Carapinheiro novembro 9th, 2016

    Venha me visitar pra ver a Aurora Boreal!
    Dependendo, dá pra ver aqui da minha cidade, acredita? :p

    Responder

  • Mariana Araújo em 06.09.2016

    A gente sempre tem que inovar não é?
    E aprender línguas diversas deve ser uma aventura! 😀
    Bom, espero de coração que você aprenda tudo direitinho e possa botar o que a aprendeu em prática!
    Sucesso,
    Beijos,Mari ♥

    Responder

  • Beatriz Tavora (TVM) em 06.09.2016

    Cara, que doidera! Acabei de conhecer o blog, mas de cara ver você contando essa experiência já me animou demais! Amo viajar e com certeza a Finlândia está na minha lista, mas realmente, aprender o idioma daí deve ser bem difícil, já que ele não se parece em nada com os mais “comuns”! hahahaha
    Espero ver mais relatos do seu aprendizado, e que daqui pouco tempo você já esteja manjando muito e dando até umas dicas pra gente! Boa sorte, linda!

    Beijos,
    http://thinkvm.blogspot.com.br/

    Responder

  • Bárbara em 06.09.2016

    Oi
    Primeira vez que venho aqui no seu blog e confesso que demorei para entender que você esta na Finlândia.
    Deve ser difícil estar em um país novo e sem saber o idioma.
    Mas nada melhor do que expandir os horizontes.
    Achei interessante a sua primeira aula e pretendo vir mais vezes aqui no seu blog pois achei interessante essa sua experiência

    Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    Responder

  • Duane em 06.09.2016

    Bela, eu também AMO quando o método é assim, mais natural. Também não aprendo nada com gramática. O lance é se jogar na conversação, mímica e essa porra toda HAHAH. Que louco que aí só tem caderno quadriculado .-. mas achei a capa muito fofa ♥ Isso de escrever em inglês e português eu já fiz quando tava aprendendo francês HAHAHAH. E sobre a comida: maldade cara, fiquei com fome.
    Beijos!

    Responder

  • Claudiane Cecilia em 06.09.2016

    Olá Isabela! Achei mara seu post sobre a Finlandia. Pretendo visitar Tempere e Helsinki este ano ainda. E gostaria de algumas indicações sua de lugar mais barato para me hospedar. Vamos manter contato ok! Quando eu chegar aí podemos nos encontrar. Não sei nothing de Finlandês hahaha. Mas sei de Inglês. 😉 Bye bye!

    Responder

  • Isabela Carapinheiro novembro 9th, 2016

    Melhores lugares para se hospedar, acredito que seja procurando por booking de hoteis e hosteis pq eu não precisei procurar por isso D:

    Responder

  • Camila Nogueira em 06.09.2016

    Olaaar, nossa, finlandês parece tão difícil!
    Eu tenho vontade de aprender japonês, porque eu assisto os animes e fico encantada, mas também é outra língua que parece quase impossível de aprender, hahaha

    Obrigada pela visita no meu blog! Sempre retribuo as visitinhas <3
    Apenas um Hobbie | Várias Lentes Coloridas

    Responder

  • Line em 06.09.2016

    AI MEU DEUS VOCÊ MORA NA FINLÂNDIA #MORRI!

    Eu sempre quis falar suomi pq a maioria das minhas bandas favoritas são finlandesas, mas acabei desistindo. hahaha

    O legal é que vc terminando o curso e aprendendo a falar, pode dar curso online pra galera e tirar uma graninha (caso vc n esteja trabalhando ai, claro)

    Responder

  • Gabriela Soares em 06.09.2016

    Ai, que demais! Deu pra sentir a tua animação daqui, sério haha é incrível quando a gente começa a aprender algo novo, né? Espero que tu consiga aprender rapidinho e que viva experiências incríveis por aí ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    Responder

  • Mariana Fialho em 06.09.2016

    Acho que é o primeiro post que vejo assim tão real! Você falou como uma pessoa normal, gente como a gente. hahah Adorei! <3
    Imagino como deve ser difícil aprender e viver em meio a uma língua tão diferente da nossa. Mas ao mesmo tempo, deve ser gratificante entender o que falam, né? Mesmo que a princípio seja pouco.
    Enfim, te desejo boa sorte nesse um ano do primeiro nível, e em todos os outros. *–*

    Beijos! :*

    Responder

  • Luly em 06.09.2016

    Pode parecer a besteira que for, mas eu acho que um caderno bonitinho e canetinhas coloridas ajudam e muito na hora de começar um curso desses, eu me empolgo demais quando posso fazer firulas assim, hahahaha!
    Cara, que bacana isso de eles terem esse curso que você vai poder fazer do próprio governo. E que sensacional deve ter sido estudar uma língua diferente com pessoas que também falam línguas completamente diferentes. Acho que vai ser super enriquecedor, e assim que você tiver os dois cursos paralelamente vai ficar craque rapidinho!
    E eu amei as fotos *o*

    Responder

  • Mayara Anjos em 06.09.2016

    Meu, sensacional você aprender Finlandês! Eu acho que a Finlândia é um país lindo que poucas pessoas sonham em conhecer, mas eu com certeza quero um dia visitar!

    Responder

  • Nana Araujo em 06.09.2016

    que demais!
    ir numa aula assim com tanta carga cultural deve ser demais!
    e o video eu gostei bastante tbm!
    sabe que depois que tu disse que os cadernos são só quadriculados eu pensei e acho que deve ser melhor de aprender assim, tu se obrigada a escrever letra por letra de uma forma mais calma… sei la hahaha
    beijos, tudo de bom!

    Responder

  • Luana Souza em 06.09.2016

    eu tinha que dizer que me lembrei da Beck Bloom (era assim o nome dela? o.O) com esse post. no filme, ela inventa que sabe falar finlandês fluentemente haha e se mete numa roubadas por causa disso.

    sobre o post, adorei saber mais sobre o curso e como foi a aula. é tão compensador aprender algo assim!

    um dia eu ainda quero aprender inglês fluentemente e norueguês <3

    beijos.

    Responder

  • Isabela Carapinheiro novembro 9th, 2016

    Nossa, esses dias eu tive que rever esse filme pq no final os finlandeses falam com ela HSUIHAIUSH e eu pedi pro Antti traduzir o que eles falam D:

    Responder

Translate »