02.10.2016

Fazer parte do Movimento Escoteiro e ser humano

Chefe Escoteiro - A Bela, não a Fera Você sabia que nós não temos dois lados, diferente de uma moeda, da verdade e da mentira, do amor e do ódio?! Muito menos que não estamos em um faroeste, no qual existem bandidos e mocinhos?!

Algumas discussões que tenho acompanhado em redes sociais e ás vezes, até pessoalmente parecem-me uma verdadeira falta de tempo, falta de propósito, de ocupação. Um dos propósitos de discussões, é que cada qual mostre o seu ponto de vista. O pior é que cada um em seu canto fica, insistentemente, tentando convencer o outro de que a sua posição é a correta.

De certa forma, estamos todos acostumados a isso. Afinal de contas, a vida é regida por antônimos. O que vemos é cada um criando seu cavalo de batalha para defender o “meu” ou o “seu” e deixamos de lado o “nosso”.

As discussões que estamos presenciando, atualmente, não são nem um pouco novas. O que muda são só os personagens principais- tipo roteiro de novela que só precisa de uma adaptaçãozinha.

Fazer parte do Movimento Escoteiro e ser um ser humano ao mesmo tempo é uma tarefa árdua pois muitos são apenas Escoteiros em dia de atividade e os que não fazem parte do movimento, esquecem que você é humano, portanto não pode escolher algo diferente ou errar.

Já ouvi pessoas falando MAS VOCÊ É ESCOTEIRA, VOCÊ NÃO PODE TER TATUAGENS, NÃO PODE SER AGNÓSTICA, NÃO PODE TER RAIVA DAS PESSOAS QUE TE FIZERAM MAL, NÃO PODE FICAR TRISTE, NÃO PODE… 😔😔😔

Chefe Escoteiro - A Bela, não a Fera

Assim como já ouvi coisas do mesmo tipo por ser Professora. Aquela frase que seus alunos fazem de piada de que ‘professor não tem vida fora da escola.’

Entre tantas pressões que passei nos últimos anos na vida pessoal e no Movimento Escoteiro, prefiro lembrar que meu maior propósito em terra é ter empenho máximo no auxílio da formação do caráter, de um número cada vez maior, de crianças e jovens.

Que eu tenha o norteamento necessário para aplicar e proporcionar boas atividades com os jovens, fazendo-os viver em comunidade, trabalhar pela comunidade, preocupando-se com um mundo melhor, para que ele comece a ser construído agora. E para o dia de atividade, esquecer as picuinhas, raivas e momentos tristes de coisas que não dão certo.

Só quem carrega as palavras que o nosso fundador nos ensinou é que percebe o grande diferencial do Movimento Escoteiro.

O resto é embalagem.

Por exemplo, eu sou um produto do Movimento Escoteiro que deu certo (pelo menos ao meu ver). Que sigo escrevendo sobre o Movimento que passa de geração em geração deixando marcas positivas, criando cidadãos responsáveis, pelo Brasil e pelo mundo.

Lembro apenas de momentos bons e de zero decepções e brigas entre Chefes do Grupo, por exemplo. Eles faziam e sempre fazem de tudo para assegurar que o jovem aproveite o máximo aquelas horinhas do final de semana com seus melhores amigos.

Pensar em tudo isso, antes de julgar uma pessoa com as palavras MAS VOCÊ É … NÃO PODE FAZER TAL COISA, passemos a ver o nosso eu, no que estamos errando e cobrando dos outros antes de cuidarmos do nosso.

Toda esse texto foi gerado após uma conversa que tive com meu noivo sobre os últimos meses em que pessoas que considerava amigas, agirem de forma totalmente fora do padrão de amizades. 😕

Se eu chorei em tomar um tapa na cara de realidade e perceber que só estando longe para saber quem são os verdadeiros amigos? Chorei.

Ouvir alguém que nem faz parte da minha vida dizer que ‘estou onde estou por minha escolha e eu tenho que lidar com as consequências de não ter mais amigos (?)‘ é totalmente diferente de estar na minha pele e perguntar, por exemplo, o que aconteceu no ano passado para eu ter saído de dois Grupos Escoteiros que me voluntariei em ajudar.

No final, a pessoa que me tornei devido a presença do Movimento Escoteiro me ajudou a assumir meu próprio crescimento, tornando-me exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Coloquei lealdade em negrito porque é uma coisa que faz com que eu me afaste de muitas pessoas. Nesse caso, não é lealdade á pessoas mas ao que se segue de ideais na vida, como sigo as palavras de B.P.

Com tanta informação que temos na internet hoje em dia, as pessoas deveriam procurar ocupações que tragam bons frutos, como o Movimento Escoteiro em si, do que ficar em casa o dia todo, caçando discussões a serem geradas sem motivo, só porque está entediado.

E agora uma foto dos meus fofinhos que tô morrendo de saudades pra preencher esse espaço de alegria depois do desabafo 💘💘💘

Chefe Escoteiro - A Bela, não a Fera

  • Lary em 02.10.2016

    que bonitooooo! eu ja fiz parte do escoteiro tambem<3 sempre tenho boas recordacoes 🙂

    http://www.tastemycloset.com/

    Responder

  • Nadyne Pedrozo Dias em 02.10.2016

    Concordo com absolutamente tudo obwue tu disse. As pessoas só estão se importando consigo e esquecem que a gente precisa dos outros para nos ajudar a crescer 🙁

    Responder

  • Kaila Garcia em 02.10.2016

    Amei a abordagem do seu post, é incrível como as pessoas apontam o dedo e falam tudo que querem, né? Mesmo sem saber como as coisas funcionam..

    http://www.kailagarcia.com

    Responder

  • Magda Carvalho em 02.10.2016

    É uma experiência fantástica
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    Responder

  • Bruna em 02.10.2016

    Então, vamos lá. Minha humilde opinião é que as pessoas falam muito, julgam muito sem saber. Você pode ser o que bem entender, pode ter mil tattoos e o cabelo colorido, com diversos pircings e ser a pessoa mais alto astral e amorosa do mundo. E pode ser aquele cara que vai a igreja td fim de semana e bate na mulher. As pessoas são preconceituosas. Mas sobre amizade, ah, a gente aprende tanta coisa quando passa por momentos diferentes da vida. Mas uma coisa que aprendi Isa, deixa ir, pq qd a vida leva coisas que não agregavam mais ela traz coisas boas pra preencher o vazio. O movimento escoteiro é muito legal, ensina coisas super bacanas assim como diversas outras atividades e grupos mas é o que vc disse, as pessoas não levam isso pra vida, parece que só funciona ali na hora, na atuação. Empatia, tem sido a palavra de ordem em muitos momentos da minha vida esse ano ^^ não deixa que ng tire o sorriso do seu rosto linda. E com essa atitude positiva que vc tem que vc chega aonde quer, que faz com mts pessoas te admirem =) ótima semana e luz sempre! beijos linda!

    Responder

  • Bianca em 02.10.2016

    Gostei do post, confesso que não conheço muito sobre o movimento escoteiro, mas isso de ficarem apontando o que cada um deve ou não deve fazer é muito chato, quando eu era professora também escutava muitos pitacos.
    Beijos

    Responder

  • Maiele Luz em 02.10.2016

    Oi Bela! Que post incrivel! Engracado que senti isso do afastamento dos amigos quando fiz intercambio. Imagino como sera apos a minha mudanca definitiva… mas assim como vc escreveu, vou torcer para que os amigos leais honrem essa palavra! E isso do povo dizer que nao pode isso, nao pode aquilo… ai ai melhor mesmo o povo lembrar que cada um tem UMA vida rsrsrsrs beijo!

    Responder

  • Paula Reggiori em 02.10.2016

    A vida é assim mesmo Bela, alguns amigos ficam e outros não… Eu mudei várias vezes de cidade e tem gente que eu não falo mais e outros que eu mantenho contato sempre mesmo morando longe há anos. Pensa assim: a distancia deu cabo de uma amizade que talvez iria acabar por causa de um motivo mais destrutivo do que apenas a distância física :p

    E isso dos antoninos eu pensei essa semana por causa das eleições e conversei com alguns amigos sobre. Ou você é A ou você é Z, como se não existisse um alfabeto inteiro no meio… Me incomoda muito, mas confesso que nem tento argumentar e discutir mais: o brasil me venceu pelo cansaço e eu só quero ir embora x.x

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    Responder

Translate »