04.10.2016

Resenha: Kafka para Sobrecarregados

Kafka para Sobrecarregados | A Bela, não a Fera

Kafka para Sobrecarregados

Autor: Allan Percy
Ano: 2012
Editora: Sextante
Páginas: 128
Mais informações: Skoob (3,6)

Sinopse: São 99 máximas do gênio da literatura, abordando temas como amor, felicidade e o sentido da vida. 
Após cada aforismo, Allan Percy comenta, explica e desenvolve o pensamento, mostrando de que forma ele pode ser adaptado à nossa realidade e como pode nos ajudar a sair ilesos das metamorfoses da vida.Kafka para Sobrecarregados | A Bela, não a Fera

Depois de dois livros do autor, virei aloka dessa coleção e logo depois de engolir Oscar Wilde para Inquietos e Herman Hesse para Desorientados, comprei o Kafka para Sobrecarregados, que coincidiu com um momento em que eu estava dando aulas praticamente em três períodos na escola e ajudando em dois Grupos Escoteiros no final de semana. Se eu estava sobrecarregada? Magina!

O livro é  auto ajuda mas você esquece desse detalhe á medida que você vai lendo, já que o autor expõe pensamentos Kafkanianos.

Algo que me deixou encucada é que em muitos capítulos desse livro, Kafka não é citado, e sim outros escritores, pensadores, filósofos e artistas. Pareceu que A.Percy só queria encher linguiça sem usar as citações do próprio pensador da temática mas não deixando de trazer temas para aliviar a mente dos sobrecarregados que o leem.

Algumas frases:

” As sereias têm algo mais mortífero do que sua canção: o silêncio. “

” Escrever é uma forma de oração. “

” Que grande esforço é estar vivo! Levantar um pesado monumento não requer tanta força. “

” O verdadeiro inimigo lhe transmite uma coragem sem limites.”

No capítulo 10, a frase temática é:

“Todo o conhecimento, todas as perguntas e todas as respostas se encontram no cão”

Aprendemos, todos os dias, com os amigos caninos algumas virtudes. Já parou pra pensar sobre a Lealdade canina? E o Carinho, Coragem e Alegria

Devemos aprender com os cachorros algumas coisas que esquecemos durante nossa existência, para voltamos a sermos humanos.

Kafka para Sobrecarregados | A Bela, não a Fera

Seria um pouco de lei da atração?

Nesse capítulo, Allan Percy cita os três tipos de pessoas que existem: as de atitudes observadoras, as de atitude crítica e as de atitudes ativas.

Muitas coisas que fazemos e temos o resultado depois de um tempo não pode ser de forma alguma colocada como ‘culpa’ de outra pessoa, afinal, é nossa vida, nós que temos as rédeas!

PARTE GRÁFICA / EDIÇÃO

Cada capítulo toma exatamente uma página, com letras grandes e de fácil leitura. É meio um ‘abra em uma página aleatória e leia o conselho’, sabe?!

CAPÍTULO SOBRE FRANZ KAFKA

Franz Kafka foi um homem profundamente atormentado. Tímido, oprimido pelo pai e incapaz de lidar com a própria fragilidade, encontrou na arte uma maneira de dar voz à sua dor. Com seus escritos, lançou um olhar tão lúcido a respeito do ser humano que ele é considerado um dos grandes gênios da literatura universal.

Coleção Allan Percy - Sextante

Mais livros da Coleção (Resenhas)

Obs: Tenho o Oscar Wilde, Herman, Kafka e Nietzsche em PDF, se alguém tiver o interesse, me chama inbox no facebook ou me manda um email que compartilho com todo amor e carinho ♥

  • Adriel Christian em 04.10.2016

    oi, oi.

    amo esses livros que fazem a refletir sobre a vida e as coisas mais simples da vida, sabe?! talvez com a correria do dia a dia acabamos deixando de admirar, dar valor e até mesmo fazer coisas que pra muitos são caretas… só pelo o que tu disse do livro, acho que a leitura me agradaria e muito. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    Responder

  • hellz em 04.10.2016

    OI BELA

    sendo sincera: Só tive uma experiência com o Kafka e não foi das melhores. Li O Processo e nunca vi um livro tão confuso e prolixo na minha vida HAHAHA Não sou dessas que pega abuso do autor, daria linda outra chance, mas fiquei com um pouco de medinho.

    Entretanto, curti a proposta do livro (até porque não tem muito dele, né HAHAH) Só com a frase das sereias eu já entrei num loop mental aqui. Creio que deve ser uma reflexão maravilhosa, principalmente pra desacelerar.

    beijo
    beinghellz.com

    Responder

  • Mayara Vieira em 04.10.2016

    Que top! Já quero a coleção inteira – preciso – hahah Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    Responder

  • Jaci em 04.10.2016

    Nossa, parece ser muito bom !

    Responder

  • Paula Reggiori em 04.10.2016

    Menina, juro que não acredito em lei da atração haha e por experiência própria não acredito também que nós somos sempre culpados pelas coisas que acontecem na nossa vida. Acho que muitas coisas fogem a nossa controle e é muito importante entender isso, senão você acaba muito frustrado carregando o peso do mundo nas costas e se culpando por tudo.

    Eu sei porque eu vivia muito assim: minha vida = minha culpa e isso me fez muito mal :S

    No mais preciso te achar no fb para pegar esses pdfs, sempre esqueço e toda resenha lembro, dai esqueço de novo UAHUAHUHUA

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    Responder

Translate »