#12MesesDePoe – Janeiro

Assim que o projeto 52 álbuns em 52 semanas chegou na reta final, tive certeza que precisaria de outro desafio para preencher minha necessidade de fazer 300 coisas em 24 horas. Foi aí que dei de cada com o #12MesesDePoe.

“Vós que me ledes, por certo estás ainda entre os vivos; mas eu que escrevo, terei partido há muito para a região das sombras.” 

A ideia do Desafio #12MesesDePoe é ler um conto e um poema de Edgar Allan Poe por mês. E podemos discutir sobre no Grupo do Facebook. A intenção é a leitura das criações do mestre do terror.

Quem quiser postar no blog ou em redes sociais, fica á critério do participante – eu decidi apenas fazer a leitura e postar mensalmente fatos exteriores ligados á história lida – como canções, filmes ou animações.

CRONOGRAMA 2017

JANEIRO: A queda da casa de Usher // O Palácio Assombrado (The Haunted Palace)
FEVEREIRO: Os fatos do caso do senhor Valdemar // A adormecida (The Sleeper)
MARÇO: Eleonora // Annabel Lee
ABRIL: A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaal // Sozinho (Alone)
MAIO: O gato preto // O corvo (The Raven)
JUNHO: Três domingos em uma semana // A cidade do mar (A city by the sea)
JULHO: Os assassinatos na Rua Morgue // Um sonho dentro de um sonho (A dream within a dream)
AGOSTO: O poço e o pêndulo // Os sinos (The bells)
SETEMBRO: O mistério de Marie Roget // Sonhos (Dreams)
OUTUBRO: A máscara da morte escarlate // Espíritos dos mortos (Spirits of the dead)
NOVEMBRO: A carta roubada // Para Annie (For Annie)
DEZEMBRO: O barril de Amontillado // Linhas sobre a cerveja (Lines on Ale)
Conto – A queda da casa de Usher
O narrador chega na casa de seu amigo, Roderick Usher, de quem teria recebido uma carta a queixar-se de diversas enfermidades e a pedir ajuda. Apesar de Poe ter escrito esta história antes da invenção da psicologia moderna, a doença de Roderick poderia ser descrita de acordo com a sua terminologia. Essa condição inclui Hiperestesia ( hipersensibilidade de todos os cinco sentidos sentidos), hipocondria (excesso de preocupação com doenças graves) e ansiedade aguda.
A paisagem causa uma certa angústia no narrador, deparando-se com o cenário da casa e a aparência física de seu amigo fúnebre. Usher informa ao amigo que sofre de uma doença nervosa que atacou toda sua família, contou que morrerá disso e que também em consequência dessa doença sentirá infindáveis sensações anormais. Lá também mora Lady Madeline Usher, que logo veio a morrer. Depois da morte de sua irmã, Roderick ainda espera quinze dias para enterrá-la, por causa da catalepsia. No enterro provisório, no calabouço, revela que são gêmeos e por isso a tamanha semelhança na aparência. Depois desse fato, Usher muda completamente, sete ou oito dias após a morte de Madeline, o narrador sai pela casa sem sono e encontra Usher trêmulo e apavorado, e o amigo visitante, para acalmá-lo, começa a fazer a leitura do primeiro livro que encontra. A leitura prende a atenção de ambos mas ao ler sobre um arrombamento, um grito e um estrondo, o ambiente real repete os mesmos sons, porém abafados. Depois de algum tempo Usher declara: “Nós a sepultamos viva!” Em pânico, assistem à aparição de Lady Madeline Usher, que com uma forte rajada de vento surge e cai sobre seu irmão, que previra todo aquele terror Ambos morrem. O narrador foge aterrorizado e quando olha para trás vê somente a lua vermelha como o sangue e a casa desmoronando e sendo sucumbida pelo lago.
🕷Indico fortemente que você leia o conto escutando essa interpretação da composição de Nikita Koshkin’s “The Usher-Waltz” – inspirada na história de Poe.
 Poema – O Palácio Assombrado
O poema é sobre um Palácio, que antes era a morada da felicidade, perdera sua luz, sua felicidade, pois o trono do rei Pensamento foi tomado de assalto por seres maus, trajados de luto.
🕷Animação feita por Guilherme Rittner : The Haunted Palace (O Palácio Assombrado – Edgar Allan Poe) te ajuda a criar imagens do reino do poema.


Espero que tenham gostado da minha participação no Desafio #12MesesDePoe . Os posts estarão aqui no blog nos dias 31 de cada mês mas quando o mês não tiver 31 dias, será postado no dia 13 (AH COMO EU AMO CRIAR CHARADAS 😍)

16 Replies to “#12MesesDePoe – Janeiro”

  1. Adorei sua ideia de colocar curiosidades sobre os contos e poemas ao invés de resenhá-los! Continua compartilhando com a gente lá no grupo!
    Coloquei seu blog na lista de blogs ativos :****

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdePoe

    Responder

  2. Isabela Carapinheiro Março 17th, 2017

    Obrigada, Anna!
    Continuarei participando sim!

    Responder

  • Oi!!
    Adorei esse desafio!! Sem dúvida vai ser muito divertido ler os contos de Edgar Allan Poe!! Ainda não li nenhum conto mais quero muito ler !! Adorei a indicação!!
    Beijoss

    Responder

  • Poe e demais! Mas ja tem tantos mas tantos mas taaaaaantos anos que nao leio que esse desafio veio em perfeita hora Bela! Voce e suas ideias, eita blog viciante esse seu! Beijinhos!

    Responder

  • Que legal esse desafio! Eu adoraria participar, mas não consigo colocar nem mais um alfinete nos meus dias :/
    Desses contos já li dois: Assassinatos na Rua Morgue e O Corvo! O primeiro li há uns 15 anos atrás, como leitura obrigatória da escola (amava essa professora de português! Foi ela, inclusive que me apresentou os Karas, do Pedro Bandeira – recomendo MUITO caso não conheça).

    Um beijo! ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

    Responder

  • Isabela Carapinheiro Março 17th, 2017

    Eu li Os Karas na 6º séries! E li O Retrato para os alunos do 8º ano, em 2015 xD

    Responder