12.01.2017

Datas comemorativas para Escoteiros

Me peguei curtindo uma nostalgia de leve, vendo as fotos das atividades Escoteiras que participei no ano passado. Além da saudade do meu grupo querido MEG

Foi aí que decidi criar essas datas comemorativas para Escoteiros, algumas não são para celebrar mas para lembrar da existência de pessoas e atos importantes. Aliás, tem um post aqui que eu falo do Dia do Escoteiro e aqui, que falo do Dia do Chefe Escoteiro!

Além das datas, tem algumas ideias e questões do que ser feito e/ou pensar á respeito para celebrar o momento – até mesmo com sua patrulha ou seu Grupo Escoteiro!

Janeiro

8. Falecimento de Baden-Powell – em 1941, em Nairóbi – Quênia;

  • Que tal acender uma vela ou fazer uma oração/agradecer pela grande pessoa que B.P. foi? 

9. Dia do Astronauta;

  • Se você fosse a primeira mulher e/ou homem a pisar em algum planeta ainda não explorado, o que faria primeiro? / Tem a resenha do livro Caçador de Alienígenas aqui, pra te dar algumas ideias do que procurar pela galáxia!

Fevereiro

14. Dia da Amizade;

  • Uma tarde com sua patrulha assistindo filmes, jogando algo ou planejando o próximo acampamento de patrulha seria uma ótima ideia!

22.  Dia do Fundador – Nascimento de Baden-Powell, em 1857, em Londres  Nascimento de Lady Olave Baden Powell em 1889 na Inglaterra;

  • Ah, o amor! Quando é para duas pessoas maravilhosas se encontrarem, elas até nascem no mesmo dia! Aliás, essa foi a data escolhida para ser de grande alegria e comemoração! Que tal ler algum livro escrito por Baden-Powell ou pesquisar sobre a jornada do casal?

Abril

1.  Dia da Abolição da Escravidão dos Índios;

  • Já ouviu falar do Marquês de Pombal? Pois bem, ele foi o criador da Lei da Abolição da Escravidão dos Índios. Que tal descobrir quais tribos ainda existem no Brasil e fazer uma apresentação para o Grupo?

13. Dia do Hino Nacional;

  • Você sabia que a primeira vez que tivemos a Execução do Hino Nacional Brasileiro, que não é o que conhecemos hoje em dia, foi no ano 1831?

15. Dia da Conservação do Solo;

  • Um dos nossos bens mais preciosos – juntamente com a água e o ar! Você pode fazer um terrário para Suculentas e Cactos para entender um pouco mais da constituição do solo!

19. Dia do Índio;

  • Getúlio Vargas, um dos presidentes do Brasil, foi quem criou essa comemoração, em 1942. E quem escolheu a data foram os próprios líderes indígenas. Que pesquisar algumas palavras em Tupi-Guarani que fazem parte do nosso cotidiano? Tipo abacaxi, caju, capenga guanabara, igarapé…

22. Comemoração do Descobrimento do Brasil;

  • Fale bem rápido o nome das três caravelas que chegaram na capitania de Cabral!

23. Dia do Escoteiro;

  • A Missa Escoteira Nacional em Aparecida/SP é uma forma maravilhosa de agradecer por mais um ano (lembrando da oração que os lobinhos sempre fazem ‘que ninguém se machuque‘ ehehehe). Também existem os Momentos Espirituais Nacionais e Cultos por todo país.

28. Dia do Escoteiro do Ar;

  • Que tal ensaiar um coral para entonar o Rataplam do Ar?

” Rataplan – plan – plan / Vamos cantar / Estaremos Sempre Alertas / Escoteiros do Ar / Contatos ligados / Motores roncando /Escoteiros do Ar cantando / Alegres reunidos / Com suas patrulhas / Aéro modelos voando/…”

Junho

5. Dia da Ecologia;

  • Que tal criar um folheto com notícias sobre o Meio-Ambiente, com dicas de atividades sustentáveis (como não jogar o óleo de cozinha na pia) e espalhar pelo seu bairro?!

11. Dia do Escoteiro do Mar;

  • Você sabia que essa data comemorativa não foi escolhida aleatoriamente! Ela é a “Data Magna” da Marinha do Brasil. Em 1865, a esquadra brasileira comandada pelo Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva enfrentou a Força Naval paraguaia e venceu-a, numa batalha que ficou imortalizada como Batalha Naval do Riachuelo, dando importante vitória para os países da Triplice Aliança durante a conhecida Guerra do Paraguai.

14. Aniversário do Escotismo no Brasil (1910);

  • Em 2017 completando 107 anos!!! Atividades para celebrar não faltarão! Veja com sua patrulha qual a programação!

17.  Dia de Proteção às Florestas;

  • Você sabia que a Floresta Amazônica é a maior Floresta Tropical do mundo? Aqui algumas dicas para praticar no cotidiano:
    • Comprar móveis  feitos apenas com madeira de reflorestamento;
    • Evitar produtos feitos de madeira extraída de árvores em extinção. As brasileiras que estão nessa situação são castanheira-do-pará e o pau-brasil;
    • Não colocar fogo em matas, principalmente no inverno quando o tempo está mais seco e os ventos mais fortes, o que faz as chamas se espalharem rapidamente, então, muito cuidado nos acampamentos!
    • Não soltar balões além de ser uma prática proibida por lei, pode causar danos irreversíveis tanto a paisagens naturais quanto a áreas urbanas, se cair sobre as casas ou em redes elétricas;
    • Usar papel reciclável e economizar no uso desse material que depende das árvores para ser feito;

18. Dia do Sênior;

  • Quem não se arrepia ao escutar o Grito da Tropa Sênior?

“E a Tropa Sênior / Ataca, Massacra, Impõe o seu Valor / Não tem medo da morte / Essa Seção não faz horror / Nós somos é da Sênior / Nosso lema é vibração / Estamos sempre juntos / Prá cumprir qualquer missão / É Sênior, Brasil, / Acima, de tudo / Abaixo, de nada / Tropa Sênior / Tropa Sênior.”

19. Dia do Pioneiro;

  • O tão secreto Clã Pioneiro… Você já pensou em pesquisar qual a origem do Lema do Pioneiro ‘Servir’? Vou deixar duas dicas: escudo e Príncipe de Gales!

25. Morte de Lady Olave Baden Powell, em 1977;

  • Uma noite para fazer uma lamparada e agradecer pela presença dessa forte mulher!

Julho

13. Nascimento de Caio Vianna Martins;

  • Você faz parte do Movimento Escoteiro e não sabe quem foi Caio Vianna Martins? Dê uma lida aqui.

20. Dia da Primeira Viagem à Lua, (1969);

  • A primeira frase a ser dita lá foi: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Nós viemos em paz, em nome de toda a humanidade.”

26. Dia de Fundação o Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes (132º/SP);

Agosto

1. Dia do Escotismo;

  • O primeiro acampamento foi feito na Ilha de Browsea – no sul da Inglaterra, teve início nessa data, no ano de 1907 mas B.P e os jovens chegaram lá no dia 29 de julho.

6. Dia Interamericano do Escotista;

  • Nesta data, em 1920, B.P foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como o Chefe Escoteiro do Mundo, a final do 1º Jamboree Mundial. Que tal preparar alguma surpresa para os Chefes do seu Grupo?

Setembro

6. Oficialização da Letra do Hino Nacional,

  • Em 1909, foi aberto um concurso popular para a criação de um novo Hino Nacional mas sua oficialização foi concretizada 13 anos depois! Aposto que você também sabe quem foi que o criou! Deixa aqui nos comentários!

7. Declaração da Independência do Brasil;

  • Tenho certeza que você é muito boa/bom em história e sabe qual foi a frase que Dom Pedro gritou ao levantar a espada!

30. Dia Internacional da Paz;

  • A ONU declarou essa data em 1981. em 2006, Kofi Annan (diplomata de Gana e sétimo secretário geral da ONU) afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. 

Outubro

4. Dia do Lobinho;

  • Baden-Powell escolheu pessoalmente o patrono Francisco de Assis para os Lobinhos, que viveu na Itália ha mais de oito séculos, e que é lembrado por ter vivido em paz com todos, com a natureza, com os mais pobres e com os que sofrem.  Suas ações e seu amor pela natureza fez com que tivesse sua vida associada aos animais, e uma imagem muito conhecida é dele conversando com um lobo.

19. Dia da Bandeira;

  • Algumas curiosidades:  Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer. Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro. Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Novembro

14. Dia do Bandeirante;

  • Você sabe qual foi a importância dos Bandeirantes (não confunda com o Movimento Bandeirante, também inspirado por Baden-Powell)e seu papel decisivo na exploração do interior do nosso país?

15. Proclamação da República;

  • Você sabe qual a diferença da monarquia e da república federativa presidencialista?

Dezembro

10. Declaração Universal Direitos Humanos;

  • Você sabe quais efeitos os governos e nações se comprometeram a cumprir depois da Declaração?

19. Morre Caio Vianna Martins;

  • Em 1938, o Grupo que Caio participava organizou uma excursão de trem para São Paulo, os escoteiros viajavam no vagão da primeira classe do trem noturno da Central do Brasil, que possuía no total 11 vagões, quando, por volta das 2 horas da madrugada do dia 19 de dezembro, este se chocou com um trem cargueiro que vinha em sentido contrário, provocando um terrível desastre no qual morreram cerca de 40 pessoas. Caio, na época monitor do Grupo, prestou primeiros socorros e recusou a ser levado em maca quando o resgate chegou, dizendo: “Um Escoteiro caminha com as próprias pernas”.  Hoje, no Escotismo temos a Medalha Caio Viana Martins, que é uma medalha muito especial, destinada a contemplar associados do Movimento Escoteiro, jovens ou adultos, por ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem coragem e heroísmo.

Esse é um calendário bem simplificado com as Datas comemorativas para Escoteiros. Entrando no site dos Escoteiros.org.br você encontrará o calendário nacional!

Aproveitando o embalo, lá no Canal do Youtube já tem o primeiro vídeo com as Perguntas sobre o Escotismo! O segundo sai amanhã!

Não se esqueça de se inscrever!

Tem alguma dessas datas que você não fazia ideia do que significava ou que não sabia o que fazer para celebrar? Me conta aqui nos comentários!

  • Cristiana Nobrega em 12.01.2017

    Que bacana essas datas, sempre tive um sonho de ser escoteira haha Parece super legal! Beijos
    http://www.achatadebatom.blogspot.com

    Responder

  • Silvânia Alves em 12.01.2017

    Que post mais amor! Eu vou por meu filho este ano nos escoteiros aqui da cidade, eu adoro!
    Acho que poderia ser obrigatório nas escolas, cada uma ter um grupo de escoteiro, seria tão bacana.

    http://www.detudopouco.com.br

    Responder

  • Carol em 12.01.2017

    Que legal isso. Eu sempre ouvi falar muito sobre escoteiros mas nunca conheci ninguém que é 🙂
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    Responder

  • Neila Bahia em 12.01.2017

    Que post lindo, Bela! Os Escoteiros sempre me encantaram. Lembro que tinham dois irmãos (um menino e uma menina), vizinhos da minha atinga casa, que saim aos sábados e e sempre os observava querendo saber o que acontecia naquelas reuniões. Mais tarde, meu cunhado (marido de minha irmã) quando começou a namorar ela contou que foi lobinho. E era cada coisa legal! Apesar de ser apaixonada pelo mar, não sabia que dia 11 era o Dia do Escoteiro do Mar. Amei.

    Vamos mantendo contato, um super beijo!
    Insanos Dezembros

    Responder

  • Tamara Mansur em 12.01.2017

    Oláá! tudo bem??
    nossa, mas muita coisa legal que eu não sabia que tinha um dia em especial! Adorei saber!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    Responder

  • Mayara Vieira em 12.01.2017

    Nossa, que interessante. Eu não conhecia quase nenhuma dessas datas, só as mais conhecidas mesmo. Amei saber mais. Acho que se não fosse por aqui eu não saberia nem tão cedo rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    Responder

  • Sheyla – DMulheres em 12.01.2017

    Olá
    Nem sabia que havia tantos dias assim para se comemorar, que legal, amei o post e o blog.

    Beijos e um excelente dia!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    Responder

  • Jaci Frazzato em 12.01.2017

    Que legal, sempre quis ser !

    Responder

  • Bruna Francine em 12.01.2017

    Que legal! Não sabia que tinha um calendário assim, mas interessantíssimo, vou até anotar algumas datas que acho importante para refletir, que não vem anotadas nos calendários normais,
    Belo post.

    Beijos.

    Jovens Mães

    Responder

  • Marta Izabel em 12.01.2017

    Gostei muito da postagem não conhecia tantas datas assim!!
    Bjoss

    Responder

  • Beatriz em 12.01.2017

    Oi, Bela!
    Eu já tive amigos escoteiros, mas nunca imagine que vocês tinham tantas datas comemorativas *o* Fiquei muito interessada na história de várias delas e não conhecia as curiosidades sobre as bandeiras. Obrigada mesmo pelo post super informativo! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    Responder

  • Rebeca Stiago em 12.01.2017

    Oi Bela. Eu adoro vir aqui ler quando voce escreve sobre escotismo. Me da uma saudade danada, pura nostalgia mesmo. Adorava cada segundo. E eu achei super criativo o teu post e eu nao sabia de muitas datas. É quase como se tivessemos um calendario exclusivo sobre escotismo para comemorar. Gostei muito de como voce puxou as datas (algumas conhecidas fora do contexto) e mostrou como tem importancia para o movimento. Parabens pelo post. Beijo

    Responder

  • Isabela Carapinheiro Fevereiro 3rd, 2017

    Muito obrigada pelo carinho <3

    Responder

  • Miguel em 12.01.2017

    Oiiin, muito obrigado querida 😀

    Nossa! Não sabia que havia tanta data comemorativa 😮 adoro este género de posts que contribuem para a nossa cultura geral 😀

    NEW DECOR POST | Tips to Have a FABULOUS Scandinavian Living Room.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder

  • Betok em 12.01.2017

    Nossa, muitas datas kkkk não conhecia metade dessas coisas. na infância queria muito ser escoteira mas nos corres da vida acabei desistindo.Acho importante “essa atividade” [por favor, não me entenda mau por chamar assim-é que não achei outro termo] para as crianças que etão desenvolvendo seu senso critico internalizando neles a prática do respeito o meio ambiente.

    Desconstruindo blog

    xero

    Responder

  • Vanessa em 12.01.2017

    Eu não sei quase nada sobre escoteiros, mas achei uma gracinha essas datas comemorativas deles <3 até entrei no site para conhecer mais detalhes!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    Responder

  • Bianca em 12.01.2017

    Não conhecia a maioria dos feriados, gostei de saber mais sobre eles e das suas sugestões de como comemorá-los. Sempre aprendo bastante sobre escotismo com os seus posts!
    Beijos

    Responder

  • Váh em 12.01.2017

    Bem legal essas datas comemorativas, não sabia de muitaaaa coisa aí!
    Ser escoteiro é muito mais complexo do que eu imagino haha.
    Vou ver seu vídeo agora!! 🙂

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    Responder

  • C. em 12.01.2017

    O meu irmão (o puto) é escuteiro por isso até sei de algumas dessas celebrações 🙂

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin’

    Responder

  • Bruna Morgan em 12.01.2017

    Eu queria ser escoteira quando era criança huahua as a minha mãe dizia que não existia isso no Brasil t.t

    Responder

Translate »