12.04.2017

Erros ao tomar medicamentos

Eu não sou nenhuma médica ou entendedora do assunto mas em uma última consulta, descobri alguns erros mais comuns na hora de tomar medicamentos. E que infelizmente, por falta de informação ou desleixo, muitas pessoas acabam por fazer essa caca.

Erros ao tomar medicamentos

  1. Retirar o conteúdo das cápsulas. Quem nunca viu aquela pessoa que prefere abrir as capsulas e ingerir o pó por acharem que a digestão do medicamento é mais fácil e o efeito mais rápido?! Pode parar de fazer isso já! A capsula existe para proteger o pó da mucosa da boca e do esôfago.
  2. Tomar medicamentos com álcool. Sabe o anti-inflamatório que o médico passou e falou que você não deveria ingerir álcool? Então, o álcool tem interferência com muitos medicamento, pode afetar a cognição, pode causar náuseas ou taquicardia.
  3. Tomar comprimidos sem água: A não ser que o médico ou a caixa do medicamento diga explicitamente para não beber água, tens que beber. Caso não bebas água com o comprimido, podes correr o risco deste ficar retido no esófago.
  4. Cortar ao meio comprimidos que não têm risquinho. O único comprimido que pode ser cortado ao meio é o que tem o risquinho no meio. Se não tiver nenhuma marca, não o faça. Se dividir ao meio um comprimido e tomar só metade, é arriscado tomar a parte que não tem os componentes ativos do medicamento ( que podem ficar todos juntos na parte que não foi tomada!)
  5. Triturar os comprimidos. Muitas pessoas fazem isso para conseguir tomá-los mais facilmente mas triturar condiciona logo a absorção dos mesmos, fazendo que sejam rapidamente absorvidos ( mais do que o que é suposto), o que pode levar a uma intoxicação.
  6. Dividir medicamentos com a família e amigos. É algo que é muito comum e não deveria ser! Aquele negócio de aconselhar um remédio que deu certo com você não é uma prática muito boa. A verdade é que tirando os medicamentos de venda livre, você nunca deve dividir os medicamentos que te receitaram com outras pessoas. Os medicamentos foram receitados por médicos que te acompanharam, fazendo testes e exames, ou seja, são para o teu caso!
  7.  Tomar medicação fora da hora. Cada medicamento foi previamente estudado detalhadamente: como o tempo de absorção, efeitos no organismo ou interferências com alimentos. É muito importante seguir à risca o horário de cada dose. Certos medicamentos só podem ser tomados de manhã, em jejum, outros só pode ser à noite. Tipo o do Hipotireoidismo, que eu preciso tomar sempre no mesmo horário, pela manhã e em jejum.

Espero que essas dicas ajudem a nenhum desses erros serem cometidos por você ou pessoas próximas!

Não esqueça de compartilhar a postagem!

 

Translate »