14.05.2017

Minha permissão de residência na Finlândia saiu!!! 🎇

Residence Permission in Finland based on family ties.

Quase completando um ano (dia 23!) e sete meses desde que demos entrada na documentação para o processo de residencia na Finlândia (baseado em laços famíliares)… Saiu! 🎇🎉🎊

Na última segunda, recebi um envelope com o logo do serviço de imigração e já comecei a me tremer toda.😅

Tinha certeza que era a resposta desse longo processo. Foram vários documentos, perguntas respondidas sobre nosso relacionamento e uma entrevista de 3 horas (cada um, em salas separadas) sobre como nos conhecemos, casamos e vida conjugal.

É um mistério tão grande se será aceito ou não ( e várias histórias que tenho lido na internet sobre pessoas com trabalho, família e estudos aqui, terem recebido resposta negaiva) que começou a me dar esses piripaques todos que vocês tem acompanhado – além da falta de luz solar durante o inverno.

Durante esses 7 meses eu não pude estudar em uma instituição (aplicar para a universidade ou ir em cursos que dão diploma), nem trabalhar por causa da bendita permissão de residência.

Aí me vem as pessoas sangue bom e perguntas ‘Ah, mas é só fazer trabalho informal! Seja autonoma!’ Aqui não existe a possibilidade de fazer uma barraquinha ou vender online seus lanchinhos naturais. TUDO precisa pagar impostos. Até mesmo ao se nominar autonomo, a pessoa tem que ter passado por educação onde aprende o básico de marketing e logistica, por exemplo. 😉

‘Ah, mas dá pra fazer escondido, vai?!’ Não! Eu não entendo muito o ponto de vista dos finlandeses mas eles metem a mão no telefone e ligam pra polícia sobre qualquer coisa. Até sobre a vizinha que jogou fralda da janela, pro gramado do prédio.

E um ponto final sobre isso: não estou no meu país. Não tenho permissão de estar residindo aqui. Ou seja, melhor não apostar na sorte.

Sempre trabalhei e estudei, minha mente está funcionando de um jeito muito louco por não fazer o que sempre fazia.

Mas a tão esperada resposta chegou!!!😱💕

Como tenho feito os videos diários, dá pra ver minhas reações com todas essas coisitas acontecendo. Se você quiser saber mais do meu dia a dia aqui na Finlândia, dá uma olhada no canal!

Pra quem quer saber sobre tooodo o processo da Permissão de Residência na Finlândia, explico aqui, óh:

Ah, e um fato a ser declarado é que mesmo tendo demorado SETE FUCKING MESES, eles me mandaram o cartão com MEU SOBRENOME ERRADO E A ASSINATURA COM O NOME DE SOLTEIRA. LOL LOL LOL

” E á partir de agora, Bela?!”

Agora a Bela aqui começa a ter uma vida. Já me cadastrei no serviço social, que vai me proporcionar acesso á rede de saúde e uns dinheiros para sobreviver aqui enquanto não começo a trabalhar (posso falar mais sobre isso quando eu estiver mesmo por dentro do assunto!)

Me cadastrei no escritório de empregos e cursos daqui, onde vão me encaminhar para um plano de integração á cultura e conhecimentos. Vou estudar finlândes e procurar emprego, basicamente.

Só falta abrir conta no banco. Que por sinal tá sendo uma missão impossível porque os bancos aqui não estão facilitando imigrantes a abrir conta.

Acredita que mesmo com o cartão de permissão, meu passaporte e os documentos do Antti, falaram que eu não posso abrir uma conta sem ter um cartão feito pela polícia falando que sou confiável e real?! 

Talvez seja por isso que esse seja um dos melhores países para se viver nos quesitos organizacional, saúde, educação e segurança, nénom?!

Agora vai! 👐

Translate »