06.12.2017

100 anos de Independência da Finlândia

Hyvää Itsenäisyyspäivää, Suomi!

Hoje completaram-se 100 anos de Independência da Finlândia e essa congratulação foi a frase que mais escutei hoje!

No dia 6 de dezembro de 1917, a Finlândia assinou a declaração de independência, já que pertencia á Russia (antiga URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

A história da Finlândia sempre foi de pertencimento aos outros países, por isso hoje comemoram tanto. 

Antes, perteciam á Suécia (por isso aqui o segundo idioma oficial é o suéco), entre 1808 e 1809 a Rússia invadiu o território e era comandada pela mesma até 1917.

Na mesma época em que conquistava sua independência -e durante a Segunda Guerra Mundial, em 1917, a Finlândia e a Rússia travaram uma guerra – a Guerra Civil Finlandesa.

O tema é bem delicado aqui mas o que se ouve é que a Rússia saiu perdendo mas com uma parte do território que antes era Finlandês. Foram quase 30 mil rússos mortos e 5 mil finlandêses. 

Saindo da parte histórica e pulando para a músical: se você gosta de música clássica, vale a pena escutar essa sensacional canção criada por Sibeliuse que muitos finlandeses dizem ser o hino do país

Sou nacionalista e sempre protegi a minha Pátria no meu serviço voluntário no Brasil, então entendo o nacionalismo dos Finlandêses ao bater no peito e amar o país. 

Só tenho a agradecer por esse país que me abraçou, em que me sinto segura e bem cuidada. 

 

Translate »